Olá meus queridos. Segue abaixo o programa do SSA do 1º Ano, ou seja, 1ª FASE. Esse faz parte do TRIÊNIO 2017/2018/2019 que garatiu a entrada na UPE para o ANO de 2020. Em junho deve ser lançado o do próximo triênio.
Destaquei com MARCA TEXTO os conteúdos que foram vistos por nós Presencialmente e reforçados ou complementados REMOTO - Através deste BLOG, que Compreende o 1º Bimestre.
ANEXO III
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
SISTEMA SERIADO DE AVALIAÇÃO – SSA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
PARA O SSA 1
LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
1.
Leitura, compreensão e interpretação de elementos do texto –
Análise de textos jornalísticos de teor informativo e/ou de
divulgação científica e de anúncios publicitários, buscando
identificar: 1.1 Propriedades específicas dos seus modos de
organização; 1.2 Conteúdo global e atribuição coerente de
título, de divisão paragráfica de um texto e de outras normas
gráficas de apresentação; 1.3 Estratégias de manutenção da
unidade temática do texto e de sua progressão; 1.4 Relação entre
informações do texto e conhecimentos prévios; 1.5 Identificação
das palavras e ideias-chave do texto; 1.6 Recursos lexicais e
gramaticais da coesão do texto; 1.7 Elementos da continuidade
referencial do texto: emprego de substantivos e determinantes, de
pronomes e de expressões de valor temporal ou espacial; 1.8 Aspectos
semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia,
sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico);
1.9 Identificação dos recursos linguísticos em relação ao
contexto em que o texto é construído (elementos de referência
pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de
formalidade, seleção lexical, tempos verbais); 1.10
Reconhecimento da organização da macroestrutura semântica e das
relações lógico-semânticas de articulação, como: adição,
explicação, conclusão, oposição, restrição, temporalidade,
finalidade, comparação, alternância, concessão etc. 2. Aspectos
gramaticais e construção do texto – 2.1 Traços semânticos de
radicais, prefixos e sufixos; 2.2 Emprego de verbos (regulares e
irregulares): efeitos de sentido provocados pelo uso dos diferentes
tempos e modos verbais; 2.2 Usos da
língua culta: normas da concordância verbal; 2.3 Efeitos dos sinais
de pontuação; 2.4 Convenções ortográficas. 3. Análise
linguística e reflexão sobre a língua – 3.1 Introdução às
noções de norma e de variação linguística: variação
linguística em decorrência de contextos regionais e sociais; 3.2
Marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais
informal), nas modalidades oral e escrita da língua; 3.3 O
preconceito linguístico.
LITERATURA
BRASILEIRA
1. O
texto literário: 1.1 conceitos; especificidades, características e
funcionalidade. 1.2 estilo individual, estilo de época, texto e
contexto social e histórico. 2. Funções da linguagem: 2.1
as funções da linguagem no estudo do texto literário e não
literário. 2.2 conotação e denotação na análise de texto
literário e não literário; 3.
Gêneros literários: 3.1 lírico, épico, narrativo (conto, crônica,
romance e novela) e dramático; 3.2 aspectos constitutivos dos
gêneros literários. 4. A plurissignificação da linguagem
literária: 4.1 intertextualidade e Interdiscursividade; 4.2 –
paródia e paráfrase. 5. Estudo da gênese da literatura brasileira:
5.1 – a influência da literatura portuguesa na formação da
literatura brasileira: da era medieval ao classicismo de Camões. 5.2
- a informação e a missão - a literatura de viagens e a de
catequese. 6. O Quinhentismo. 6.1 – contexto social e histórico: o
estudo da produção literária do Brasil colonial. 6.2 – A Carta
de Caminha e Crônicas dos Viajantes. 7. O Seiscentismo. 7.1 –
contexto social e histórico: o estudo da produção literária da
época seiscentista. 7.2 - a poesia de Gregório de Matos, os Sermões
de Padre Antônio
UPE - SISTEMA SERIADO DE AVALIAÇÃO SSA
– 2020 TRIÊNIO 2017/2019 pág. 25
Vieira.
8. O Setecentismo. 8.1 – contexto social e histórico: o estudo da
produção literária do período setecentista. 8.2 - O
arcadismo mineiro - o épico, o lírico e o satírico. Cláudio
Manoel da Costa. Tomás Antônio Gonzaga – José Basílio da Gama.
Obras
Literárias 1. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas
Chilenas. São Paulo: Martin Claret, 2007. 2. MATOS, Gregório de.
Antologia. Porto Alegre: L&PM Editores, 1999. 3. OLIVIERI,
Antonio Carlo e VILLA, Marco Antonio (Org.). Cronistas do
Descobrimento. Série Bom Livro. São Paulo: Editora Ática, 1999.
4. TORERO, José Roberto e PIMENTA, Marcus Aurelius. Terra Papagalli.
Rio de Janeiro, 2010. 5. VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. São
Paulo: Martin Claret, 2010.
Sugestão de
Filmes para o 1º Ano do Ensino Médio
1. Título no Brasil: Carlota Joaquina, Princesa do
Brasil. Título Original: Carlota Joaquina - Princesa do Brasil País
de Origem: Brasil. Gênero: Comédia Tempo de Duração: 100 minutos.
Ano de Lançamento: 1995 Estúdio/Distribuidora: Europa Filmes
Direção: Carla Camurati 2. Título no Brasil: O Nome da Rosa.
Título Original: Der Name Der Rose. País de Origem: França /
Itália / Alemanha Gênero: Suspense Tempo de Duração: 131 minutos
Ano de Lançamento: 1986 Estúdio/Distribuidora: Warner Home Video
Direção: JeanJacques Annaud 3. Título no Brasil: Caramuru - A
Invenção do Brasil. Título Original: Caramuru - A Invenção do
Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Classificação
etária: 12 anos Tempo de Duração: 85 minutos Ano de Lançamento:
2001 Estúdio/Distrib.: Sony Pictures Direção: Guel Arraes 4.
Título no Brasil: Narradores de Javé Título Original: Narradores
de Javé País de Origem: Brasil / França Gênero: Drama Tempo de
Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 2003. Direção: Eliane
Caffé.
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
ESPANHOL
A prova de Língua Espanhola tem por
objetivo axial avaliar a competência comunicativa do candidato como
leitor e intérprete dessa língua e de seu valor como linguagem que
age na sociedade. A competência comunicativa exigida deve
manifestar-se na capacidade de, no ato de ler: a) compreender e
interpretar com correção textos de diferentes tipos e gêneros; b)
estabelecer relações adequadas entre os textos e seus contextos de
produção; c) apreender a linguagem como evento de enunciação; d)
refletir sobre a própria língua, suas funções e modos de
organizar-se. A competência comunicativa requerida manifestar-se-á
em competências relativas à representação e comunicação - seja
na compreensão escrita, seja na percepção da função e papel
social das mensagens, seja na reflexão metalinguística ou
gramatical – e em competências relativas à contextualização
sociocultural da linguagem como evento de enunciação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Em relação a textos escritos em língua
espanhola de notícias, informações científicas e técnicas,
anúncios, avisos, cartas, convites, comentários, crônicas,
entrevistas, diálogos, descrições e narrativas:
1.Quanto à representação e comunicação
na compreensão escrita. 1.1 Usar o título para inferir o conteúdo
do texto; 1.2 Apreender as ideias principais; 1.3 Reconhecer os
detalhes que apoiam as ideias principais; 1.4 Distinguir nos textos
escritos os fatos relatados das opiniões; 1.5 Apreender as ideias
principais de textos opinativos; 1.6 Compreender textos escritos
destinados a orientar a realização de ações e procedimentos; 1.7
Reconhecer características próprias do tipo textual. 2. Quanto à
representação e comunicação e à reflexão metalinguística ou
gramatical. 2.1 Reconhecer as letras e os signos ortográficos
UPE - SISTEMA SERIADO DE AVALIAÇÃO SSA
– 2020 TRIÊNIO 2017/2019 pág. 26
como elementos formais básicos da língua
espanhola; 2.2 Identificar as convenções de acentuação de
palavras; 2.3 Identificar as convenções de pontuação dos
enunciados e textos; 2.4 Explicitar os efeitos de sentido que
provocam os sinais de pontuação; 2.5 Reconhecer a função das
partículas de relação na oração; 2.6 Reconhecer a função de
marcadores e conectores; 2.7 Reconhecer relações temporais no
emprego de tempos verbais (anterioridade, simultaneidade,
posterioridade); 2.8 Reconhecer efeitos de sentido provocados pelo
uso de determinadas palavras ou expressões; 2.9 Identificar relações
de articulação e de dependência entre as palavras de um enunciado.
3. Quanto à pesquisa e compreensão. 3.1 Perceber as relações
entre os parágrafos e a função dos conectores dentro da estrutura
global do texto; 3.2 Estabelecer relações sintático-semânticas
entre partes de um texto (adição, oposição, explicação,
conclusão, causa, consequência, condição, temporalidade e
finalidade); 3.3 Identificar recursos (repetições, substituições,
associações, uso de conectivos) que contribuem para a coesão e
coerência do texto; 3.4 Identificar os efeitos de sentido originados
pela diagramação do texto (tipo, tamanho e estilo de fontes); 3.5
Identificar e relacionar sentidos ou informações com base em
figuras, fotos, ilustrações, tabelas, esquemas, gráficos, mapas e
outros recursos audiovisuais. 4. Quanto à contextualização
sociocultural. 4.1 Identificar o propósito comunicativo nas
situações de interação comunicativa escrita; 4.2 Identificar as
expressões verbais que, num determinado contexto cultural, indicam
atitudes ou posturas de polidez; 4.3 Analisar as diferentes
linguagens nos diversos contextos sociais. 5. Linguagem como evento
de enunciação. 5.1 Reconhecer aspectos socioculturais de povos de
fala espanhola; 5.2 Compreender aspectos do uso e do funcionamento da
língua para refletir sobre suas relações com os efeitos de sentido
pretendidos; 5.3 Referir as palavras-chave dos textos.
INGLÊS
Os conteúdos selecionados e organizados
para cada ano do Ensino Médio destacam a leitura
e compreensão de textos dos vários gêneros (textuais) presentes na
sociedade (artigo informativo, carta, cartão-postal, biografia,
notícia, propaganda, e-mail, tira cômica, diálogos, textos
opinativos, entre outros) e as estruturas gramaticais da língua.
No, entanto, de acordo com a abordagem comunicativa para o ensino de
línguas, o que deve prevalecer é o contexto de uso, e não apenas
as regras gramaticais. (cf. Orientações Curriculares para o Ensino
Médio – OCEM – (Brasil, Ministério da Educação / Secretaria
de Educação Básica, 2006). 1.
Leitura, compreensão e interpretação de textos. 1.1 Inferir o
sentido de uma palavra ou expressão, considerando texto e contexto,
assim como sua estrutura morfológica. 1.2 Reconhecer características
próprias de tipo textual ou do gênero a que pertence. 1.3 Apreender
as ideias principais. 1.4 Identificar a função dos
principais conectores dentro da estrutura global do texto. 2.
Conhecimento gramatical. Para todos os tópicos gramaticais
selecionados: Conhecer e empregá-los em diferentes situações,
considerando as funções comunicativas da língua.
-
Articles (casos especiais);
-
Plural of nouns;
-
Pronouns (object and subject pronouns);
- Verb
to be; - Possessive forms (´s) + Possessive adjectives /
Possessive pronouns;
-There is / there are; There was / there
were; - Verb to have;
-
Simple present;
- Simple past (regular verbs);
- Simple past (irregular verb);
- Present continuous;
- Past continuous;
- Future with going to;
- Future with will;
- Modal verbs (can, could, may, might,
shall, should, ought to, will, would...);
- Usos/funções de alguns conectores
(but, however, although, yet...);
- Prepositions (in, on, under, at,
behind, beside…).
UPE - SISTEMA SERIADO DE AVALIAÇÃO SSA
– 2020 TRIÊNIO 2017/2019
https://processodeingresso.upe.pe.gov.br/arquivos/ssa1/Manual-SSA-2020-FaseI-VERSAO-FINAL-06-06-2019-CORRIGIDO-(1).pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, queridos! Este espaço está disponível para você fazer um comentário relacionado a postagem desta página. Você pode dizer se gostou, se foi útil para você, se acrescentou algum conhecimento, e também sugerir um tema relacionado a este para as próximas postagens. É o nosso local de interação, compartilhe comigo sua opinião.