Vamos verificar o que FARACO nos mostra sobre a Literatura Brasileira.
Para entendermos a Literatura (todos os escritos) da época precisamos conhecer fatores políticos, econômicos e sociais do período em que se desenvolveram as escolas literárias tanto no Brasil como na Europa/Portugal.
Como eu já havia comentado em sala de aula durante a Introdução ao assunto, o Brasil antes da invasão dos Portugueses tinha o Índio como nativo e este não desenvolveu nenhum material escrito, nem existia papel, nem tipografia. Os Portugueses trouxeram com eles todo esse aparato e cultura. E vem dessa época os primeiros documentos escritos, tanto que anterior a 1500 não existe literatura no Brasil.
Conhecendo mais um pouco do cenário da época. Estudaremos em separado A Carta de Pero Vaz de Caminha.
O Pe. José de Anchieta desempenhou grande contribuição para a história da nossa literatura.
Os Jesuítas e suas contribuições para a nossa literatura. O aspecto religioso que foi introduzido pelos Portugueses e sobressaiu à cultura Indígena.
Gregório de Matos e sua poesia.
A poesia Satírica de Gregório de Matos que lhe garantiu o apelido de Boca do Inferno.
Padre Antônio Vieira e sua Oratória.
Os Sermões do Pe. Antônio Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, queridos! Este espaço está disponível para você fazer um comentário relacionado a postagem desta página. Você pode dizer se gostou, se foi útil para você, se acrescentou algum conhecimento, e também sugerir um tema relacionado a este para as próximas postagens. É o nosso local de interação, compartilhe comigo sua opinião.